Advantages of Amorphous Metal
Economia de Energia com Transformadores de Distribuição com Núcleo de Metal Amorfo
Minimizar as perdas de energia em um Transformador é o caminho para aumentar a oferta de energia. Com este conceito, a Vijai estabeleceu uma moderna e exclusiva unidade industrial para a fabricação de Transformadores de Distribuição de Metal Amorfo (TDMA). Para prevenir o aquecimento global existem muitas ações relacionadas à redução de CO2 e outras emissões de gases de efeito estufa, sendo que o uso eficiente da energia e a diminuição do uso de eletricidade são algumas alternativas. Além de diminuir o volume de energia usada, outro ponto importante é reduzir as perdas que acontecem em transformadores quando a energia, que vem de unidades geradoras através das subestações, é distribuída destas fontes geradoras pelas subestações para fábricas, edifícios e casas.
- Mas o que é Metal Amorfo?
-
O Metal Amorfo é uma liga de Fe78-B13-Si9, que possui uma estrutura não-cristalina, que é formada pelo resfriamento rápido do metal fundido a taxas de resfriamento de 106 °C/sec.
Os átomos não ficam organizados em uma estrutura orientada de grãos (GO), mas, sim, distribuídos aleatoriamente. Depois do recozimento sob um campo magnético, esta liga exibe baixas perdas e ganha excelentes propriedades Magnéticas e Químicas, quando comparada ao material convencional.
Comprovadamente, os Transformadores de Distribuição de Metal Amorfo (TDMA) economizam energia e isto se deve ao uso do Metal Amorfo na fabricação do núcleo, pois este consegue reduzir as perdas em vazio em aproximadamente 75% quando comparado ao grau de perdas do GO convencional.
- Núcleo Amorfo (vs) Núcleo GO - Fator de Elevação de Temperatura
-
Estas ilustrações demonstram a distribuição da temperatura das perdas do núcleo quando observado através de uma câmera de raios infra-vermelhos. O Núcleo Amorfo indica uma elevação menor de temperatura devido à baixa perda inerente do Núcleo quando comparado ao GO.
-
Núcleo Amorfo
Núcleo GO
- Vantagens
-
- Redução das Perdas em vazio em até 75% quando comparado aos Transformadores de GO
- Menor Corrente de Excitação
- Economia cumulativa no custo da energia
- TOC - Custo de Aquisição para o cliente é muito menor.
- Menor Elevação de Temperatura no núcleo.
- Comparação das Perdas em vazio do Núcleo de Metal Amorfo (vs) Núcleo de GO (conforme NBR)
Contacts
Vijai Elétrica do Brasil Ltda.
Av. das Indústrias, 400 Distrito Industrial
58.082-050 João Pessoa - PB – Brasil
Vivo: +55 (83) 9-9306-1388
Fixo: +55 (83) 3690-0006
www.vijai.com.br / marketing@vijai.com.br
- Equipamento de Enrolamento do Núcleo:
- Múltiplas lâminas de metal amorfo são enroladas em carretéis num sistema completamente automático, comandado por Controlador Lógico Programável (CLP).
- Guilhotinas Automáticas de Corte do Núcleo:
- As lâminas de metal amorfo são cortadas no comprimento desejado em equipamentos comandados por CLP, sendo então centradas e empilhadas sobre um pallet.
- Tratamento Magneto-Térmico:
- Os núcleos formados após o corte são recozidos em um Forno de Recozimento Contínuo, enquanto são expostos a um Campo Eletromagnético, sendo esta uma tecnologia patenteada pela Vijai Electricals.
- Sistemas de Enchimento de Óleo a Vácuo:
- O enchimento de óleo é realizado por processos semi-automáticos contínuos.
- Laboratórios de Ensaios Elétricos:
- Além dos testes realizados previamente em seus sub-componentes, cada Transformador é ensaiado imediatamente após o processo de produção em nossos laboratórios. Com isto, assegura-se a entrega de um produto conforme, visando a garantia de que o cliente efetue a instalação de um Transformador confiável.